Muitas pessoas tem dúvidas de como fazer a consulta do FGTS, e com isso, acham que só é possível realiza-la indo até a agência. Porém, há uma forma muito mais prática de fazer a consulta do FGTS sem sair de casa.
Para começar, o fundo de Garantia por tempo de serviço é um benefício destinado ao trabalhador que tem sua carteira assinada. Em suma, é uma forma de garantir indenização no caso de demissão.
O contratante concede todo mês 8% do salário na conta do FGTS. Sendo assim, é possível sacar esse valor, sendo ele baixo ou alto.
Outra dúvida que se tem, é quando há uma mudança de um emprego para outro. Portanto, é valido mencionar que é criada uma nova conta de depósito FGTS, para cada novo emprego. Mas, essas contas são ligadas ao CPF, ou seja, é possível ter acesso a todas elas.
Consultar FGTS online, como fazer?
É possível consultar o FGTS online e de forma totalmente gratuita. Portanto, para isso a duas maneiras. Sendo assim, confira:
Consultar FGTS pelo computador
É necessário seguir algumas etapas para consultar seu FGTS pelo computador.
Primeiramente, entre no portal do INSS. Em seguida, caso possua uma conta já registrada, clique em “Entrar” e efetuar o login com seu CPF. Mas caso não possua uma conta, clique em “Criar nova conta” e siga as instruções direcionadas. Por último, após a realização de todas as etapas, acesse o ícone do usuário ou seu nome. Dessa forma, seu PIS será informado e assim terá acesso as informações necessárias.
Consultar FGTS pelo celular
Para a consulta do FGTS através do seu celular, é necessário primeiramente, baixar o Aplicativo. Após isso, acesse o aplicativo. Sendo assim, caso não tenha uma conta clique na opção “Criar nova conta” e seguir as etapas sugeridas. Mas caso já tenha uma conta, faça login com seu CPF. Por último, clique em “Trabalhador”, e assim será direcionado para a tela que te possibilitará em ver seu saldo.
Dessa forma, podemos concluir que é muito fácil consultar o saldo FGTS sem sair de casa, com um procedimento rápido, fácil e gratuito.
Regras atualizadas
Em setembro de 2019, foi liberado pelo governo o saque do FGTS para todas as contas, sejam elas ativas ou inativas. Sendo assim, o trabalhador pode efetuar o saque nas contas do atual emprego ou do antigo.
Mas, o saque é limitado a R$500,00 por cada conta. Ou seja, pode ser sacado em todas as contas possuídas pelo trabalhador.
Em qual situação é possível sacar ?
É possível efetuar o saque em algumas situações. Portanto, são elas:
- Catástrofe natural;
- Aposentadoria;
- Suspenção do trabalho a parte;
- Falecimento do trabalhador;
- Demissão sem justa causa;
- Caso a conta esteja 3 anos sem depósito;
- Quando o trabalhador estiver com mais de 70 anos de idade;
- Quando estiver em estado terminal;
- Caso seja portador de uma doença como HIV ou câncer.
Dessa forma, é compreendido que será possível efetuar o saque caso seja apresentado alguma dessas situações. Portanto, caso não apresentar nenhuma situação não será possível sacar o saldo FGTS. Boa sorte!