Saber como falar dos defeitos é importante para qualquer profissional. Essa é uma das perguntas mais importantes de uma entrevista de emprego, bem como de qualquer outro processo seletivo.
O recrutador faz esse tipo de questionamento não só para saber de que maneira você lida com as suas fraquezas. Mas também para avaliar se você possui a habilidade do autoconhecimento, um diferencial muito importante e que tem feito muitos candidatos conquistarem a vaga desejada.
Para lhe ajudar nesse sentido, separamos, portanto, nesse artigo algumas dicas sobre como falar dos defeitos sem atrapalhar suas chances de sucesso no processo seletivo almejado.
Confira!
Aprenda como fazer dos seus defeitos adotando essas dicas certeiras
Peça feedbacks para conhecidos antes da entrevista
Uma das formas de você descobrir quais são os seus defeitos, se você não tem certeza sobre eles, é pedir para conhecidos darem um feedback sobre o seu perfil profissional. Geralmente pessoas de fora conseguem ter uma visão mais neutra sobre essa questão, o que pode ser uma boa alternativa na hora de você se autoavaliar.
Fique longe dos clichês
Um dos maiores erros de como falar dos defeitos é cair nos clichês como “sou perfeccionista”. O recrutador sabe que você está querendo fugir da pergunta e isso vai gerar uma péssima impressão sobre o seu perfil profissional
Um dos maiores erros de como falar dos defeitos é cair nos clichês como “sou perfeccionista”. O recrutador sabe que você está querendo fugir da pergunta e, além disso, isso vai gerar uma péssima impressão sobre o seu perfil profissional
Diga sempre o que você está fazendo para sanar seus defeitos
Além de citar os seus pontos negativos, sempre dê uma justifica. Mostre que você está trabalhando para melhorar esses aspectos e se tornar um profissional melhor.
Esse é um ponto que os recrutadores sempre valorizam bastante, na entrevista de emprego.
Não tenha uma reação negativa
Outra dica para conseguir falar dos defeitos na entrevista de emprego é não ter uma reação negativa diante dessa pergunta, bem como de qualquer outra que esteja relacionada a você mesmo. Muitos profissionais fecham a cara, gaguejam ou mostram nervosismo.
Isso só faz parecer que você não tem preparação para lidar com questões simples de autoconhecimento. Então, mantenha a calma e esteja preparado.
Pense com antecedência
Nunca deixe para pensar nos seus pontos negativos na frente do recrutador. Você já deve chegar na entrevista com a resposta memorizada.
Tenha em mente que esse tipo de pergunta sempre cai em processos seletivos. Então, esteja preparada para ela!
Não demore muito para responder
Essa dica é um complemento da anterior. Ou seja, se você ficar enrolando muito para responder sobre seus pontos negativos, o recrutador pode não encarar isso com bons olhos. Afinal de conta, essa pergunta nada mais é do que algo sobre você mesmo.
Por conta disso é tão importante que você sente e pense com calma sobre os pontos que podem ser melhorados, e de que maneira isso pode ser feito.
Clareza e objetividade sempre
Não é necessário passar 15 minutos para falar sobre seus pontos negativos. Quanto mais você demorar mais chances de cometer gafes terá.
Seja claro e objetivo. Cite suas fraquezas, e o que está fazendo para resolvê-las.
Faça exercícios de autoconhecimento
Essa é uma dica não apenas para processos seletivos, mas para sua vida profissional como um todo. Sempre faça exercícios de autoconhecimento.
É através deles que você terá as respostas para questionamentos como seus defeitos, metas, bem como objetivos de carreira.
Viu como falar dos defeitos não precisa ser algo aterrorizante? Tudo é uma questão de conhecer a si mesmo assim como saber a melhor forma de mostrar isso para o recrutador.