Quem possui o nome negativado sabe o quanto esse problema pode gerar transtornos e situações constrangedoras no dia a dia.
Querer realizar uma compra parcelada. Ou solicitar um limite de credito junto à instituições financeiras acaba se tornando algo bastante complicado e difícil de fazer.
Mas acredite, esse tipo de problema representa a realidade de muitos brasileiros. E vem ocorrendo com mais frequência nos últimos anos, principalmente devido à crise econômica a qual se estabeleceu no Brasil.
Mas, por que o nome é negativado? O que gera esse problema?
Quando você, basicamente, deixa de extinguir alguma conta, ou está com dívidas acumuladas e, não procura uma forma de negociar juntamente com as empresas essas dívidas, então seu nome é remetido para o Serviço de Proteção ao Credito (SPC), bem como para o CCF ou Serasa.
A partir desse momento, seu nome passa a ser incluído na lista de mal pagadores. Dessa forma, dificilmente você encontrará uma empresa que lhe conceda uma linha de crédito, já que ela, ao consultar sua situação no mercado, será informada que você está incluída na lista de não pagadores.
Além disso, as consequências para quem possui o nome negativado também se estendem a outros aspectos. Por exemplo, com o nome sujo na praça, você também pode apresentar dificuldade para viajar ao exterior, ou então se inscrever em faculdades.
Por isso, é fundamental que você mantenha suas contas em dia e seu nome sempre regular no mercado.
Meu nome está sujo e agora? Como faço para regularizar minha situação?
Se você está com o nome negativado, mas deseja resolver essa situação, saiba que é totalmente possível.
Para isso, você deve, primeiramente, realizar o pagamento das suas dívidas. Veja em quais empresas está com dívidas pendentes e, procure fazer uma negociação para conseguir quitar seus débitos.
Ainda que não obtenha, o valor total da dívida, é possível renegociar seus débitos, reduzindo ou até mesmo revogando os juros, para obter, desse modo, o nome limpo outras vez no mercado.
Como nenhuma empresa quer sair no prejuízo em situações desse tipo, todas elas sempre estão abertas a negociações para quitação de dívidas, no caso de fregueses que identificam-se inadimplentes.
Além disso, alguns órgãos como o Procon, por exemplo, existem justamente para ajudar o consumidor a conseguir o melhor acordo nesses tipos de negociações.
Apenas dando o primeiro passo é que você terá condição de regularizar novamente a sua situação e, evitar todas as complicações que o nome negativado é capaz de gerar.
Nome negativado; Como saber se o nome está sujo?
Para averiguar, se o seu nome está negativado, é muito simples. Dirija-se até uma unidade da Serasa, SPC ou SCPC, com o seu CPF em mãos e, solicite essa informação.
Manter suas contas em dia e o nome limpo na praça, é um cuidado que você deve ter sempre. Principalmente se não quer sofrer com as complicações que o nome negativado pode acarretar.