Cada vez mais vemos como os projetos sociais promovidos pelo governo, ajudam diversas famílias. Em especial, vamos falar hoje sobre a Tarifa social, um projeto que promove desconto da energia elétrica.
Os descontos dados pela nomeada Tarifa Social de Energia Elétrica, são em suma para as famílias de baixa renda. Além claro das mesmas, estarem cadastradas no CadÚnico ou serem membras beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Portanto, continue até o final para saber como solicitar seu benefício ainda hoje, caso ainda não o tenha!
Tarifa Social de Energia Elétrica
Acima citamos que o programa tem como público exclusivo as famílias com baixa renda que possuem problemas nos setores da vida, em especial da energia elétrica.
Sendo assim, o programa disponibiliza descontos de até 65% para famílias que tem o perfil encaixado nas condições. Além de isenção de energia elétrica com 100% de desconto para indígenas e quilombolas.
Sobretudo, para entender melhor confira abaixo o tópico que mostra como funciona os descontos:
- Consumo de até 30kWh: desconto de 65%;
- Consumo de 31kWh até 100kWh: desconto de 40%;
- Consumo de 101kWh até 220kWh: desconto de 10%.
Quem tem direito de solicitar o desconto?
Como já sabemos o programa disponibilizado pelo governo, tem foco para famílias que atendem as condições. Sendo assim, vamos conhecer alguns deles:
– Indivíduos com deficiência (Beneficiários do BPC);
– Idosos com 65 anos ou mais;
– Famílias registradas no CadÚnico que tenham renda mensal de até 3 salários mínimos. E um membro familiar que tenha alguma doença ou deficiência motora, física, visual ou múltipla cujo tratamento dependa exclusivamente de objetos que consumam energia elétrica.
– Famílias cadastradas no CadÚnico que possuam renda mensal por pessoa abaixo ou igual a meio salário mínimo.
Saiba como solicitar
Bom, para realizar a solicitação do desconto em sua conta de luz, não há dificuldades. Sobretudo, lembre-se de que se deve estar devidamente registrado no CadÚnico.
Entretanto, vá até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo a você ou na prefeitura da sua cidade e realize o cadastro. Contudo, não esqueça de levar o RG, CPF e comprovante de residência.
Porém, caso tenha cadastro correto no CadÚnico, basta solicitar seu benefício diretamente no CRAS.